-
Arquitetos: Studio VDGA
- Área: 4000 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Ema Peter Photography, Shoayb Khattab
-
Fabricantes: Lutron, Dornbracht, Duravit, Facade Solutions, Stonex India, Vitrosca
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em Dubai, esta casa foi um projeto desafiador considerando as diversas linguagens arquitetônicas que a cidade segue. Sejam os arranha-céus imponentes, estruturas extremamente modernas em forma de caixa, ou casas ornamentadas, a cidade tem muita expressão espacial. Vários temas foram descartados, e muitas ideias foram renegociadas até encontrarmos uma forma que se assemelha muito de perto à arquitetura do deserto.
Sendo nosso primeiro projeto nos Emirados Árabes Unidos, tentamos estar muito próximos da arquitetura vernacular e dar plena justiça ao contexto. Este projeto combinou os princípios do Vastu (diretrizes arquitetônicas indianas) e a relevância contextual do projeto. Com uma área de 2833 metros quadrados, a casa possuía requisitos pré-elaborados. Equilibrar o planejamento do espaço enquanto se cria um hiato de elementos arquitetônicos visualmente agradáveis sempre foi uma importante diretriz de projeto. A planta da casa é pontuada por pátios que conferem vida aos espaços.
As elevações permitem o auto sombreamento das estruturas, formando padrões de ciografia marcantes. O caminho do sol, o solstício de verão e de inverno foram estudados minuciosamente para criar ambientes climaticamente propícios. Os pátios permanecem sombreados quando o sol está mais forte, permitindo seu uso em todas as estações. As aberturas também seguem os princípios da climatologia, com a fachada sul desprovida de grandes aberturas e o norte, leste e oeste sendo bastante abertos. Torres altas são introduzidas intermitentemente, permitindo a entrada de luz natural nos espaços interiores, ao mesmo tempo em que cortam o brilho e a aspereza do sol.
A paleta de materiais foi restrita ao mínimo para que pudéssemos equilibrar a experiência interior também. As texturas externas foram inspiradas pelo visual desértico. O aço corten foi usado abundantemente nos espaços interiores e na fachada externa. Telas perfuradas de aço corten cortam a radiação direta de calor, mas facilitam a circulação do vento. O paisagismo é composto por espécies nativas, com ênfase em suculentas, palmeiras e oliveiras. As oliveiras adornam todos os nossos pátios, figurativamente unindo toda a casa.
Esta casa aborda a cor e a textura do adobe e sua combinação com os tons de oliva. Todos os pátios, caminhos, passarelas, vias de acesso e corpos d'água são feitos com um único tipo de arenito natural talhado à mão do deserto do Rajastão, na Índia. Os recursos hídricos são mantidos naturais. A cobertura do solo em pedras britadas brancas dialoga com a nossa paleta. Rochas naturais são usadas abundantemente nos jardins.